Andradina situa-se no estado de São Paulo. Possui uma população de mais de 57 mil habitantes em sua área de 960,095 km² e clima subtropical. Em sua hidrografia, só conta com o Rio Tietê. Existe no local as rodovias, SP-300 e SP-563, além do aeroporto de Andradina. Sua fundação, em 1932, foi feita pelo fazendeiro Antônio Joaquim de Moura Andrade, maior criador de gado do Brasil, “O Rei do Gado”. E em sua homenagem o local ficou conhecido como "Terra do Rei do Gado".
Em terras da Fazenda Guanabara surgiu o povoado em 11 de julho de 1937. A fazenda pertencia a Moura Andrade, que loteou em pequenos sítios para os pioneiros recém-chegados. Nesta data chegou o primeiro trem de ferro da Estrada de Ferro NOB, à nova povoação. Quase todos os comércios do lugar pertenciam ao mesmo no início, inclusive um Banco. Ele também instalou luz elétrica movida a motor diesel na região.
Andradina foi elevada a Distrito em 10 de novembro de 1937. E este foi elevado à condição de município em 30 de dezembro de 1938. Mais tarde, Andradina perdeu parte de seu território para a formação dos novos municípios de Castilho e de Nova Independência. O célebre "Poema ao Milho", foi escrito pela poetiza Cora Coralina nos tempos que viveu em Andradina.