Paris, conhecida também como a cidade luz, é a capital da França. Ela ganhou esse título por ser uma das primeiras com iluminação em suas vias urbanas. Teve as margens do famoso rio Sena, considerada Patrimônio Mundial da Unesco em 1991 e é destacada pelos seus magníficos monumentos e arquitetura, guarda o que há de mais impressionante das esculturas e construções do mundo.
As principais rotas turísticas são o Museu do Louvre, a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e a Champs Elysées, o paraíso das compras.
Passear a pé, de bicicleta ou de metrô são meios de conhecer a cidade apaixonante. A cada ponto de Paris, pode-se apreciar suas belezas. Os amantes das artes plásticas encontram museus históricos que guardam obras-primas de artistas consagrados.
O aeroporto de Charles de Gaulle, na cidade de Roissy e o de Orly são um dos principais que recebem voos do Brasil. As companhias aéreas que oferecem passagens do Brasil com voos direto para Paris são a TAM e a Air France. Para transitar pela cidade o turista poderá utilizar a malha ferroviária da SNCF, trens públicos que fazem uma integração entre os ônibus.
dezembro a março: são meses frios, em que a neve toma conta da cidade. Muitos procuram esse período para esquiar ou observar a neve. Poucos raios de sol aparecem nesse período.
abril a maio: o clima é agradável, com o inicio da primavera, já no final de março. Os turistas tem a opção de caminhar ao ar livre e conhecer a cidade.
junho a setembro: o período de férias dos parisienses ocorrem entre julho e agosto, alguns viajam e a cidade fica mais vazia. É um período de alta temporada, é um mês de altas temperaturas por causa do verão e agosto é um mês com chuvas.
setembro a dezembro: é quando o outono chega e as temperaturas se tornam razoáveis, mas começa a cair ao longo dos meses.
Os viajantes podem encontrar todo tipo de hotel para se hospedar em Paris. Ao norte do Sena estão localizados hotéis luxosos com restaurantes renomados. Hotéis que fazem parte de grandes redes podem ser uma opção para o público que deseja desfrutar de muitos serviços como TV a cabo, internet, etc. Já ao sul, na região de bulevares, existem hotéis mais econômicos, porém confortáveis. Pode-se alugar apartamentos em Les Halles e Marais, locais próximos das maravilhosas atrações. É uma opção para aqueles que irão passar um longo tempo em Paris.
Em Paris existem muitas opções de lazer a atrações magníficas para conhecer. Confira os principais pontos turísticos da capital francesa.
É uma das mais antigas da França e é nela em que está localizada uma pedra que é o ponto principal utilizado para fazer a quilometrangem das principais estradas da França. Com uma arquitetura baseada no estilo gótico, seu interior é completamente decorado com vitrais, esculturas e quadros magníficos.
Monumento construído no século XIX e representa um dos símbolos de Paris. Turistas de várias partes do mundo viajam para a cidade para observar este verdadeiro cartão-postal.
Um dos mais ricos em cultura e importantes museus do mundo foi construído no século 12 por Felipe Augusto. Mais tarde, recebeu um toque fino com a reprodução de uma pirâmide de vidro pelo arquiteto Leoh Ming Pei. Tem obras consagradas de artistas como Michelangelo e Goya. Uma das obras famosas do museu é a Monalisa, de Leonardo da Vinci. Para quem não conhece o museu, é importante ir cedo para evitar filas e ter um guia para orientá-lo, até mesmo porque são aproximandamente 60 mil metros quadrados com inúmeras obras e sem essa orientação a visita pode ser cansativa.
Símbolo das vitórias de Napoleão Bonaparte foi inaugurado em 1836 com nomes dos seus generais e batalhas, bem como o túmulo do soldado desconhecido, uma homenagem a todos os que morreram nas batalhas.
É considerada uma das pontes antigas de Paris e seu nome significa Ponte Nova, no qual passa o rio Sena, que atravessa toda capital. Ao transitar pela ponte, pode-se visualizar a Pont des Arts, utilizada somente para pedestres, é muito famosa por ter vários cadeados deixados por casais representando a sua união. Essa ponte faz a ligação do Instituto da França ao Museu do Louvre.
É um castelo construído em 1664 para a família real. Tem uma paisagem impressionante e foi esculpido durante gerações por arquitetos, paisagistas e escultores. Outros pontos turísticos que merecem ser visitados são as Catacumbas de Paris, o Panteão e o Jardim de Luxemburgo.
Para quem aposta na alta moda poderá encontrar nas avenidas Montaigne e Champs- Elysées um paraíso. As ruas Sevres e Saint Honoré também são uma alternativa. Pode-se encontrar lojas de grife como Hugo Boss, Lacoste, Prada, Dolce et Gabbana, Dior, Nina Ricci e as populares Zara e H&M.
Agora, para comprar um pouco de cada elemento, as galerias Printemps e Lafayette podem ajudar o turista a consumir o melhor de Paris. Pessoas com estilo descolado encontrarão em Saint-Germain-de-Prés, por exemplo, um dos melhores locais de compras.
Paris é considerada o berço dos restaurantes. Com uma culinária artística, pratos como Ratatouille e Escargot são os preferidos daqueles que visitam a cidade.
Cafés, bistrôs ou uma boulangerie, semalhante as padarias no Brasil também fazem sucesso na culinária francesa. Os valores variam, mas pode-se encontrar um bom e barato restaurante que serve uma entrada acompanhada com o prato principal, a sobremesa, vinhos e café.
Idioma Oficial: Francês
Moeda: Euro
Embaixada Oficial no Brasil: http://www.ambafrance-br.org
Fuso Horário: Acréscimo de aproximadamente 5 horas em relação a Brasília.
Documentos Essenciais: Passaporte válido por pelo menos 6 meses. Não é necessário visto, apenas se a viagem for longa.